Review – Novo Álbum da banda Arkana Fen – Six of Swords

0
arkanafen

Segundo ep da banda Arkana Fen – Six of Swords

Análise e review

Gênero: Symphonic/Progressive Metal

Um promissor trabalho do metal sinfônico. Nesse gênero não é fácil conseguir fazer música de qualidade. Muitos vão por caminhos tortuosos repletos de conceitos e boas intenções, mas se perdem na execução. São insuficientes em produções que tinham tudo para acontecer. O que não é o caso de Arkana Fen, que se propõe de forma centrada e criativa no gênero, acertando precisamente no quesito qualidade (entre outros). Com certeza uma banda nova que merece nossa atenção. Apesar do EP ser curto, a sonoridade é atraente e instigante. Teremos mais EP’s com a continuação da história e seus conceitos.

Recebemos o material inédito e aqui iremos analisar cada música desse segundo EP, ainda não lançado e, com lançamento previsto para 30 de novembro.

Análise

No primeiro conferimos músicas que se encaixam muito bem ao estilo (tendo arranjos sinfônicos, piano, guitarras, vocal lírico mesclado com vocal limpo) e em apenas uma música tivemos o contraste com o vocal masculino gutural.

O som de Arkana Fen possui referências de instrumentais da cultura brasileira, diferencial positivo para o trio. Cada integrante é de um país diferente, sendo: Brasil, México e Nova Zelândia. Portanto, cada membro incorpora um pouco de sua cultura nas músicas, tornando o som ainda mais atraente.

Percebemos uma evolução técnica, artística e musical nessa segunda fase. As canções se completam no álbum todo e cada uma tem sua peculiaridade. A faixa de abertura Wings of Fire introduz o ouvinte e o convida para um novo mundo, sendo ela uma faixa instrumental sinfônica (com instrumentos como violino, piano e outros) que nos remete a um grande concerto orquestral. Aqui, acredito que seria interessante, para aumentar o peso da atmosfera da música, dar mais evidência ao coral.

Um instrumental com a cara de trilha sonora de grandes filmes de ação e suspense. Facilmente esse poderia ser o fundo musical em cenas épicas de franquias clássicas do cinema (como: Missão Impossível, Indiana Jones, 007…).

Na música Ashes of Time, percebemos um Arkana Fen evoluído. Instrumental e vocal mais intensos. Temos aqui um lado mais heavy metal, tecnicamente bem executado, no qual Ellie explora sua voz de forma mais agressiva. O resultado nos chamou a atenção. Vocês vão querer ouvir essa música no repeat, sério!

Na faixa título Six of Swords, Ellie faz uma interpretação emotiva, suave e profunda levando o ouvinte a sentir precisamente as nuances delicadas da canção. Essa é uma balada com solos de guitarra bem executados que une a melodia ao vocal. Podemos dizer que é nossa canção favorita do EP.

Na última música Immortal Penitence, somos surpreendidos com uma introdução que possui elementos com referência(aparentemente) dos anos 80. Uma batida eletrônica que dá espaço ao metal e sons sinfônicos, conduzindo até o vocal. Digamos que esta faixa é a média entre Ashes of Time e Six of Swords no que diz respeito à sonoridade. Ou seja, ela passeia por notas mais pesadas como também utiliza de uma delicadeza para compor a canção, que imprime o metal sinfônico com exatidão. Ao fim se encerra com um belíssimo solo de piano.

Lançamento

Fiquem atentos para a data de lançamento oficial do EP e acompanhe o trabalho de Arkana Fen nas redes sociais e plataformas de streaming.

Dia 30 de Novembro as músicas desse EP estará disponível em todas as plataformas de streaming.

Obrigado Arkana Fen pela confiança e parceria.

E aí, gostaram dessa análise track by track?

Vocês podem ouvir o primeiro EP Reborn from the Ashes em todas as plataformas e o lyric video no youtube.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *