Review Auri: II – Those We Don’t Speak Of – a música folk no melhor

0

Por Leandro Mello

A banda

Auri é um supergrupo finlandês de música folk, composto da vocalista e violista Johanna Kurkela, o tecladista e vocalista de apoio Tuomas Holopainen e o guitarrista, tecladista e flautista Troy Donockley. Tuomas e Donockley são também membros da banda finlandesa Nightwish. Seu primeiro álbum, autointitulado, foi lançado em 23 de março de 2018 e gravado no Real World Studios de Peter Gabriel.

Tuomas descreveu o estilo de Auri como “música de toca de coelho e metal celestial”, com “influências da música folk, música celta e trilha sonora.

O nome da banda é baseado na personagem feminina de The Kingkiller Chronicle, de Patrick Rothfuss: “Mas o que eu posso te dizer é que um pouco do conteúdo e das letras das canções são inspiradas pelos livros de Patrick Bothfuss. Talvez as pessoas que conheçam esses livros e essas histórias reconhecerão alguns paralelos e certos cenários, mas acredite em mim: o álbum se equipara a tanto mais” – Tuomas Holopainen

Auri foi formado por Johanna Kurkela com seu marido Tuomas Holopainen e seu colega de Nightwish Troy Donockley.

Capa do álbum Auri II – Those We Don’t Speak Of

O álbum: II – Those We Don’t Speak Of

Com dois singles lançados, “Pearl Diving” e “The Valley” , este é o segundo álbum de estúdio da banda Auri. Segundo o site oficial:
“AURI’s são as chaves para uma dimensão de admiração que ninguém mais vê. Só têm a oferecer o místico, as paisagens sonoras e os vocais etéreos”.

Para fãs de música folk:


Se você é fã de música folk, tenho certeza que irá amar esse álbum. Johanna Kurkela tem o poder de encantar com seus vocais atmosféricos e sensíveis, trazendo sensações celestiais. Toda atmosfera da música folk está presente. É um álbum para ouvir e relaxar, deixar sentir e fluir.


Nesse ponto de transmitir boas sensações, o instrumental tem papel importante. A vocalista toca o violino, viola e teclado. Já Tuomas Holopainen também toca o teclado e faz os backing vocals. Troy Donockley tocas as guitarras, como os outros instrumentos típicos da música folk. Kai Hahto, baterista do Nightwish, faz a percursão.
Neste álbum, a banda mergulha no lado sombrio da música, no mundo grandioso e característico da música folk. Há momentos belos e misteriosos, que nos fazem lembrar de aberturas e trilhas de filmes de aventura de grande produção.


É esperado, e assim foi, as músicas não seguindo um padrão comercial de duração. Canções vão de 4 a 7 minutos de duração, nos trazendo diretamente para o seu mundo Auri.
Apesar de ser no estilo folk, eles mesclam com elementos eletrônicos quando há necessidade, agregando camadas de efeitos sonoros. Percebemos belas transições do instrumental, da passagem do som de cordas acústicas para o teclado, enquanto o vocal guia o som para uma bela composição. O ponto de não haver refrões repetitivos que ficam na memória pode ser algo negativo se está esperando cantar junto ao ouvir. Mas talvez isso foi a peça que faltasse para levar o álbum a excelência.

A faixa “The Duty of Dust” é sem dúvida uma das minhas favoritas. Não vejo este álbum como aqueles que podemos esquecer ou enjoar com facilidade. Bom de ouvir a todo momento que estamos com essa vibe mais relax. A faixa “Light and Flood” apresenta um coral espetacular e um solo de piano muito bem executado. Em “Scattered to the Four Winds” temos uma das mais belas composições liricamente e sonoricamente.
Com 10 músicas no total, o projeto de Tuomas e sua esposa Johanna entregam música de qualidade, tanto para os amantes do estilo, quanto para quem não é acostumado a ouvir folk, e ao ouvir irá gostar.

Membros

Johanna Kurkela – vocais, viola

Tuomas Holopainen – teclados, piano, sintetizadores

Troy Donockley – violões, Uilleann pipes, vocais

Nota: 5 de 5


Leia também: Trend Kill Ghosts compartilha novo single feat. Marina La Torraca

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *