Resenha álbum Timo Tolkki’s Avalon – The Enigma Birth (2021)
Da Redação
Review do álbum “The Enigma Birth” de Timo Tolkki’s Avalon
O “The Enigma Birth” é o quarto álbum da ópera metal finlandesa Avalon, de Timo Tolkki, lançado em 18 de junho de 2021. Como de costume, neste trabalho, a história contada é interpretada por vários cantores, trazendo o clima de uma ópera teatral.
O single “Beauty and War feat. Raphael Mendes” teve um vídeo, como também o single “Master of Hell” e “The Fire and the Sinner” (com Jake E e Brittney Slayes). Já a música “Beautiful Lie” (com James LaBrie) ganhou um lyric video.
Segundo Timo (Ex guitarrista do Stratovarius), esse disco é a quarta parte da trilogia dos álbuns anteriores. A gravadora Frontiers sugeriu boa parte dos vocalistas para o álbum.
Sobre o álbum
Este é um álbum decente de power metal sinfônico, e entraria facilmente em alguma lista de melhores álbuns para ouvir na vida”
A abertura de mesmo nome do título, “Enigma Birth”, dá ao ouvinte a ideia do que há por vir sonoramente. As guitarras e teclados em ritmo acelerado e alto com a bateria rápida ambientam a atmosfera para o vocal com belting, notas altas e falsetes agudos. Esta música chega arrebentando e levantando a energia.
O disco traz boas surpresas, com todo o poder do metal sinfônico unido a toques progressivos e épicos, não deixando de lado o toque clássico oitentista e melódico do rock em algumas canções, como na segunda faixa “I just collapse”.
Em “Memories” há um duelo vocal de power metal entre Caterina Nix e Brittney Slayes. Inicialmente se percebe como uma balada, porém aumenta o peso ao decorrer do som. Os vocais atingem as notas com perfeição e o gutural que precede o solo é algo a se contemplar.
As músicas com os vocais masculinos de Raphael Mendes (Icon of Sin) e James LaBrie (Dream Theater), bebem das inspirações quase que lembrando que se está escutando um Iron Maiden. As canções são poderosas e épicas, e ao ouvir várias vezes percebemos cada vez mais detalhes que nos fazem apreciar mais as músicas, como em “Master of Hell” e “Beautiful Lie”.
“Truth” com o ex-vocalista de Amaranthe, Jake E, continua na atmosfera do power metal e é uma grande faixa.
A balada “The Fire And The Sinner” traz a bela colaboração entre Jake E e Brittney Slayes. O contraste entre os vocais deixa a sonoridade profunda e sensível. O som fica muito agradável de se ouvir.
O vocal técnico e profundo do Fabio Lione impressiona nos clássicos de power metal, como em “Dreaming” e “Without Fear”.
A nossa querida brasileira Marina La Torraca, solta sua bela e forte voz na balada “Another Day” e na mais rápida e agitada “Time”.
A música que fecha o álbum, “Without Fear” encerra com chave de ouro, sendo rápida, frenética, poderosa e precisa. O vocal do Fabio Lione usa dos vibratos e técnicas vocais para interpretar o som de forma majestosa, criando um som certeiro. Uma maneira grandiosa de encerrar o disco.
Considerações
Timo Tolkki vem se apresentando como um ótimo compositor e guitarrista.
Esta receita de álbum com vocalistas variados, trazendo beleza, emoção e grandeza a esta forma de produzir música, tendo variedade de músicas, que certamente entrarão para sua playlist de repetições.
Seja você um antigo fã do clássico som do Stratovarius ou alguém que está aberto a ouvir novidades, este é sem dúvida um álbum que não pode ser deixado de lado. Não ouvir este álbum ao menos uma vez é um erro.
Gênero: Heavy Power Metal
Tracklist
1 – The Enigma Birth feat. Peller
2 – I Just Collapse feat. Caterina Nix
3 – Memories feat. Caterina Nix e Brittney Slayes
4 – Master of Hell feat. Raphael Mendes
5 – Beautiful Lie feat. James Labrie
6 – Truth feat. Jake E
7 – Another Day feat. Marina La Torraca
8 – Beauty and War feat. Raphael Mendes
9 – Dreaming feat. Fabio Lione
10 – The Fire and the Sinner feat. Jake E e Brittney Slayes
11 – Time feat. Marina La Torraca
12 – Without Fear feat. Fabio Lione
Instrumentistas
- Timo Tolkki (ex-Stratovarius, Symfonia, Revolution Renaissance) – guitarras
- Aldo Lonobile (Secret Sphere) – guitarras
- Federico Maraucci – guitarras adicionais
- Andrea Arcangeli (Concept, DGM) – baixo
- Antonio Agate (Secret Sphere) – teclados e orquestrações
- Marco Lazzarini (Secret Sphere) – bateria
Vocalistas
- James LaBrie (Dream Theater, MullMuzzler)
- Jake E (ex-Amaranthe, Cyhra)
- Marina La Torraca (Phantom Elite, Exit Eden)
- Brittney Hayes (Unleash the Archers)
- Raphael Mendes (ícone do pecado)
- Fabio Lione (ex- Labyrinth, ex-Vision Divine, ex-Rhapsody of Fire, Turilli / Lione Rhapsody, Angra, Eternal Idol)
- Caterina Nix (Chaos Magic)
- PelleK
Nota: 4,5 / 5
Você pode adquirir sua cópia física pela Shinigami Records aqui:
- Innocence Lost lança “Oblivion”, álbum ambicioso e conceitual baseado na “Divina Comédia” - 23/05/2024
- Cover da Semana #29 – Playfonic “Tattoo (Cover) Loreen – Cover by Sasha Sova - 18/03/2024
- Cover da Semana #28 – Playfonic “Still Loving You (Cover) Scorpions – Cover by SYMPHONIKA ON THE ROCK - 04/03/2024