Reflexões sobre pandemia, cultura e música
O fim da playlist sem ser
Cansaço, frustrações, incertezas, nova realidade, quebra da zona de conforto, medo e confusão. Esses são alguns dos sentimentos que temos enfrentado desde que o nosso dia-a-dia foi tirado do normal, ao nos depararmos com essa nova realidade. Algo que não nos foi ensinado e que não saberíamos como reagir psicologicamente.
Um vírus letal chegou ao mundo, sem cura e sem tratamento, e com isso muitas mortes. Devagar ele foi se espalhando pelos países, desestabilizando estruturas e padrões, afetando a economia, as relações sociais, a cultura, a forma de nos comunicarmos e o mais importante afetando totalmente a saúde mundial. Pessoas estavam(estão) com suas vidas em risco por um vírus altamente contagioso.
Cientistas começaram a lutar para descobrir como esse vírus funcionava, e formas de combatê-lo. Mas o que puderam recomendar de início era o distanciamento e isolamento social. Deu-se então o início de uso da palavra que mais ouvimos hoje em dia: Quarentena. Com ela a terra parou. Trabalhos que pudessem ser feitos via home-office aumentaram exponencialmente. A demanda de serviços essenciais foi elevada.
Valores de união entre as pessoas foram expostos, visto que nas primeiras semanas muitos acabaram com o estoque de papel higiênico dos supermercados. Era como num filme apocalíptico, e salve-se quem puder, sem se preocupar com o próximo.
Por outro lado, vimos grupos ajudando uns aos outros, dando o seu melhor. Vizinhos se oferecendo para fazer compras para os idosos, passear com os cachorros, ajudar com serviços de internet, entre outras tantas coisas positivas que devemos levar, mesmo após a pandemia.
No Brasil
Neste momento que escrevo, no Brasil já se passaram cerca de quatro meses desde que a pandemia começou. E desde lá muitos hábitos tiveram que mudar. Trabalho home-office, se adaptar a nova rotina, não ver os amigos que víamos no cotidiano e mudanças que vão surgindo sempre. Mas se tem algo que nunca muda é o nosso apego e amor por um poder, um sentimento, uma vida, que é: a Música.
A Música
Sem a música e todos os elementos da cultura, a quarentena estaria sendo muito mais difícil, triste e solitária. Creio que muitos já ouviram falar sobre a importância dela nesse período. Nos momentos que nos sentimos tristes e confusos com a nova situação, a música sempre esteve lá para nos acolher, confortar, alegrar e ajudar a por aquelas emoções para fora.
Sendo ouvindo sua música mais triste, como um bom gótico, se confortando nas letras tristes, ou então soltando a energia gritando junto com aquele ‘somzão” explosivo do metal com gutural e corais grandiosos do sinfônico.
Nossas emoções são canalizadas e nos sentimos em paz e não tão solitários. Imagine o arrepio que dá ao ouvir aquela canção específica que tu ama ou aquela voz daquela cantora ou cantor no fundo de sua alma.
Esse é um dos vários motivos que devemos agradecer aos artistas por produzirem sua arte e apoiar das variadas formas que pudermos o seu trabalho. Mas não agradeça e valorize somente o vocal, saiba que os músicos têm papel essencial na produção artística. Guitarra, baixo, violão, bateria, violino, teclado entre tantos outros, sem eles não haveria a música como conhecemos. Essa é uma das razões de aqui no blog todo mês darmos destaque aos músicos.
Adiamentos e cancelamentos de concertos
Porém um triste fato que veio com a pandemia foi o adiamento e cancelamento dos concertos. Quem já tinha ingressos comprados, seriam válidos para outras datas. Triste porém necessário. Se arriscar em aglomerações com risco de contaminação de multidões é inaceitável.
Festivais grandes como Waacken foram adiados. No entanto os profissionais da música que trabalham atrás do palco cuidando do som, iluminação e produção sofreram impactos profundos e nocivos em suas profissões nesse período.
Muitos estão protestando pedindo auxílios e subsídios para o governo. Algo de se aplaudir foi o que o Nightwish fez recentemente, tendo o EP inteiro gravado pela sua equipe de palco, o qual a renda será revertida inteiramente para os profissionais e nada para a banda ou gravadora. Lindo exemplo.
São situações difíceis que estamos aprendendo a enfrentar juntos. É um tempo com muitas notícias negativas, que nos suga o ânimo e afeta na nossa produtividade e criatividade. É difícil focar sua mente quando o mundo está desabando. Porém há maneiras de superar e precisamos da união de amigos, familiares e de todos para seguir.
Uma canção especial
Uma música que me fez refletir sobre o momento é a canção “Stairway to the Skyes” da banda Within Temptation. Primeiramente a melodia me tocou, tendo uma atmosfera calma e animadora. Sua temática fala da escada para o céu, alguém que já se foi desse mundo, porém não se desligou totalmente dele. A personagem busca por um lugar ao céu. A música é cantada pela perspectiva da policial da história(claro, tem mais detalhes que cercam a história do álbum conceitual The Unforgiving, mas fica para uma próxima oportunidade).
Uma escada no céu; um lugar no céu. Isso me fez refletir a respeito do que todos estamos buscando no momento. Uma ponte para sair desse mundo atual, conturbado por uma pandemia e ir para um mundo onde tudo era como “era antes”, confortável e seguro. Buscamos segurança, certezas, pé no chão e uma escada que nos leve até o céu, ao paraíso, ao novo mundo.
Muito se fala sobre o novo normal, no entanto todos queremos viver eternamente numa canção que simbolize esse mundo ideal. Essa música me trouxe esperança para que possamos seguir, subindo cada degrau da nossa escada rumo ao transcendental, com seus obstáculos, e aos poucos estaremos melhores.
E vocês? Como estão psicologicamente? Como a música tem ajudado nesse período? Quais música tem ouvido, e qual a que mais tocou?
Comentem e ajudem essa reflexão continuar e se quiser compartilhem com os amigos 😉
leia também: 18 excelentes bandas de metal sinfônico para ouvir no replay
Leandro Mello Barbosa
Fundador do blog Playfonic. 30 anos. Designer gráfico. Sou apaixonado por música, arte, livros, cultura e natureza. Acredito que a música tem o poder de mudar a vida das pessoas.
@leandromellodsn
@twitterleandromello
- Innocence Lost lança “Oblivion”, álbum ambicioso e conceitual baseado na “Divina Comédia” - 23/05/2024
- Cover da Semana #29 – Playfonic “Tattoo (Cover) Loreen – Cover by Sasha Sova - 18/03/2024
- Cover da Semana #28 – Playfonic “Still Loving You (Cover) Scorpions – Cover by SYMPHONIKA ON THE ROCK - 04/03/2024