Metal Japonês. Conheça Linked Horizon. Por Celso Barbieri – playFEAT
Talvez você conheça Linked Horizon e nem saiba disso. Linked Horizon/Sound Horizon é uma banda de metal sinfônico japonesa liderada pelo compositor REVO.
Revo e Linked Horizon
Revo já é conhecido na indústria fonográfica, especialmente no nicho de trilhas de videogames desde o final da década de 1990 e comecinho dos anos 2000, mas foi nos anos de 2012 e 2013 que Revo e o Linked Horizon ficaram mundialmente conhecidos.
Em 2012 o Linked Horizon executou toda a trilha sonora de Bravely Default, que foi muito bem recebido por público e crítica e foi elogiado especialmente pela sua trilha sonora. Mas foi em 2013 que o Linked Horizon ganhou o mundo e viralizou.
Attack on Titan
Na temporada de primavera de 2013 (me lembro como se fosse ontem) foi lançada a adaptação para anime de Shingeki no Kyojin, Attack on Titan para os menos íntimos. Guren no Yumiya, a primeira abertura de Shingeki no Kyojin foi provavelmente a abertura de anime mais parodiada desde Zankoku no Tenshi no Teeze, abertura de Neon Genesis Evangelion.
O tom grandioso e épico da banda combina perfeitamente com a proposta de Shingeki no Kyojin, que é a de libertar a humanidade da ameaça de titãs devoradores de humanos, dessa forma, o Linked Horizon também é responsável pela segunda, terceira e quinta abertura, bem como o quarto encerramento de Shingeki no Kyojin.
Estilo e influências de Linked Horizon
O som do Linked Horizon carrega muitos elementos de Power Metal e Symphonic Metal, sempre buscando contar uma história e trazer as sensações para quem ouve. A exemplo das músicas de Shingeki no Kyojin, todas as canções são conectadas, formando aos poucos uma metal opera.
Sailor Moon Crystal
Em 2014 o Linked Horizon incluiu a franquia Sailor Moon ao currículo, assinando e executando Moon Pride,(cantada por Momoiro Clover Z) primeira abertura de Sailor Moon Crystal.
Epica vc Attack on Titan
Mas, foi só no finalzinho de 2017 que o pessoal menos ligado no cenário nipônico teve contato com as canções do Linked Horizon, mas dessa vez graças às versões do Epica das aberturas de Shingeki no Kyojin, no EP “Epica vs Attack on Titan”. O EP por sua vez trás interpretações maravilhosas de Guren no Yumiya (紅蓮の弓矢) em “Crimson Bow and Arow”, Jiyuu no Tsubasa (自由の翼) em “Wings of Freedom” e Shinzo wo Sasageyo!( 心臓を捧げよ!) em Dedicate your heart!
Como fã das duas bandas, eu contei os dias para o lançamento deste EP, afinal não é todo dia que sua banda holandesa favorita lança um EP de covers com várias das melhores músicas de anime da década, que são de uma banda absolutamente sensacional, não é mesmo?
E aí que o EP me surpreendeu, as adaptações para encaixar as canções no estilo do Epica (que obviamente está mais Power Metal no EP) e na voz da Simone Simons deram muito certo (beleza que, mesmo se não desse certo, qualquer coisa fica boa na voz da SiSi), e as versões que contaram com Revo na produção empolgam muito. Uma pena que o EP tenha sido pouco trabalhado no ocidente, tendo servido mais como uma estratégia no Epica (Mark sempre sagaz) para entrar no mercado japonês, onde o Power Metal é consideravelmente bem sucedido e isso se aplica também a vertentes mais sinfônicas.
Considerações do autor – Celso Barbieri
Pois então fica aqui a minha dica, escutem Linked Horizon, vale muito a pena. Caso, depois que você ouça as músicas originais, adaptadas pelo Epica, você passe a mesmo adorando, não conseguir cantar o refrão de “Dedicate your heart!” em inglês e mandar um “Sasageyo, Sasageyo, Shinzou wo Sasageyo!” você pode ficar tranquilo, você não está sozinho nessa.
Pois bem, essa foi a minha primeira matéria aqui no Playfonic, espero ter trazido algo um pouquinho diferente, e sempre que possível vou trazer dicas relacionadas ao cenário japonês no que tange metal sinfônico, power metal, rock sinfônico e essa mistura entre música clássica (ocidental ou asiática) no metal.
Cada link clicável desse artigo o levará a um vídeo do youtube. Confira, abaixo, uma amostra desse material:
Celso Barbieri
Doutorando em Sustentabilidade – USP.
Cientista de abelhas. Karateka. Anime, Metal and J- rock.
@barbieri.celso
- Innocence Lost lança “Oblivion”, álbum ambicioso e conceitual baseado na “Divina Comédia” - 23/05/2024
- Cover da Semana #29 – Playfonic “Tattoo (Cover) Loreen – Cover by Sasha Sova - 18/03/2024
- Cover da Semana #28 – Playfonic “Still Loving You (Cover) Scorpions – Cover by SYMPHONIKA ON THE ROCK - 04/03/2024
Hahaaa
Concordo plenamente.
As musicas de Linked Horizon, assim como toda a composição musical de Attack On Titan, são extraordinariamente sensacionais.
Atualmente algumas produções da banda estão disponiveis tambem no youtube, embora ainda esteja em processo de adição no momento em que escrevo (Assim como a maioria das musicais orientais). Mas lá estão as principais obras.
Não sobraram palavras para o quanto recomendo…