Estética e Performance do metal sinfônico

1

Sinfonia visual

Se tratando das performances do metal sinfônico em suas apresentações e shows, podemos destacar que os artistas abusam de iconografias, decorações e o vestuário, para que esses representem e soe assim como a música que estão tocando.

As performances são literalmente uma grandiosa festa para os olhos e ouvidos. As vocalistas geralmente usam vestidos longos, maquiagem acentuada e dançam de forma a sentir e interpretar a canção, e o vocalista masculino busca cantar também interpretando seu personagem na canção. Isso então se torna um grande e belo espetáculo quase que teatral, simulando uma peça Bela e a Fera musical.

Sobre o vestuário, alguns artistas costumam ter um estilo mais próprio, outros pendem mais para um estilo gótico, outros medievais, outros com referências mitológicas e alguns artistas utilizam algo mais discreto. Os vestidos que as mulheres usam se assemelham com vestidos de princesas, porém com um visual mais gótico. Porém não é uma regra o uso de vestidos, podem usar calças, saias e outros tipos de roupas também.

Os homens utilizam na maior parte roupas pretas e com tendência para o visual gótico.

Sharon den Adel of Within Temptation
(Image: © Getty\/Peter Pakvis)

Como na música Enter, da banda Within Temptation que falamos neste post aqui, podemos observar que o vestuário se baseia em uma temática mais gótica e fantasiosa. A vocalista Sharon Den Adel também possui uma performance de palco incrível e original, com sua dança própria e voz suave e ao mesmo tempo forte, alcançando notas altas.

Abaixo vou deixar um vídeo de uma das apresentações da banda tocando a música Enter, para você se familiarizar mais com o estilo de forma visual e sonora:

Obrigado pela leitura e até o próximo post.

Compartilhe

1 thought on “Estética e Performance do metal sinfônico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *