Análise interpretativa da música Love Decay de Liv Kristine
Estamos no mês das mulheres, e neste março de 2019 elegemos uma figura feminina para falar aqui no blog que é a cantora Liv Kristine. Como fizemos algumas matérias sobre ela, inclusive a entrevista que a própria Liv nos concedeu, agora iremos fazer uma análise interpretativa da música Love Decay, de seu álbum solo Vervain.
Para isso vou listar abaixo a letra da música em inglês e vou abordar algumas questões que percebi lendo a letra, ouvindo a música, sentindo a melodia e também pela estética visual do vídeo clipe, que também traz uma narrativa visual.
Love decay, love cast away
Words crumble into dust
Skin to skin
You’re innocent but who am I to trust
I feel the blow to turn around
Make love revive just one more time
Can we be creatures of the night
I am bound to live forever
I’m alive enough to sense you
Why am I hiding
Are we only dying
Your breath of life
I feel your warmth like sunshine on a rock
Sin by sin
You’re innocent and who am I to trust
I don’t know how to turn this page
Make life revive, some day it ends
Can we be lovers in the light
I am bound to live forever
I’m alive enough to sense you
Why am I hiding
Are we only dying
I am cursed to love in darkness
I’m alive enough to touch you
Why am I breathing
Am I only dying to crumble into dust
Why am I thriving
Why am I denying
Why am I longing
I feel the blow to turn around
Make love revive just one more time
Can we be creatures of the night
I am cursed to love in darkness
I’m alive enough to touch you
Why am I breathing
Am I only dying to crumble into dust
Are we only dying
Crumble into dust
Love decay
Love Decay, ou decadência do amor. Essa música pode ser interpretada de diversas maneiras, mas se levando em conta a temática gótica romântica dela, e o visual estético de vídeo clipe, onde o cenário simboliza o estereótipo gótico dos cemitérios, faz então com que levemos a interpretação para uma visão mais melancólica e romântica.
Sendo um pouco mais literal posso dizer que Liv busca transmitir uma narrativa na qual a personagem perdeu um grande amor, e com sua morte ela se encontra perdida e pensa muito na pessoa que perdeu, passando por uma espécie de luto, mais de uma forma que demonstra uma grande paixão e ligação forte com seu amor. No vídeo clipe mesmo vemos a figura do cantor Michele Darkness se esvaindo, as vezes desaparecendo, o que pra mim fica evidente que aquele personagem não está mais vivo no mundo real.
Quando perdemos alguém que amamos muito, aquele amor no sentido literal e físico é lançado fora, se vai embora. Percebemos isso no início da letra onde temos a frase “Love cast away; Words crumble into dust” (Amor lançado fora; palavras se desmoronam em pó).
Quando a letra diz “Make love revive just one more time” (Faça o amor reviver apenas mais uma vez), é um pedido para que a pessoa volte a vida. E quando diz “Can we be creatures of the night”, se refere ao ato de ficarem juntos.
No livro Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos, Zygmunt Bauman, pág. 21, diz: “Em todo amor há pelo menos dois seres, cada qual a grande incógnita na equação do outro. É isso que faz o amor parecer um capricho do destino – aquele futuro estranho e misterioso, impossível de ser descrito antecipadamente, que deve ser realizado ou protelado, acelerado ou interrompido. Amar significa abrir-se ao destino, a mais sublime de todas as condições humanas, em que o medo se funde ao regozijo num amálgama irreversível. Abrir-se ao destino significa, em última instância, admitir a liberdade no ser: aquela liberdade que se incorpora no outro, o companheiro no amor”
Já segundo José Augusto Evangelho Hernandez, ele diz que no amor os parceiros apresentam desejo de se revelar um ao outro compartilhando segredos, valores, fraquezas e esperanças.
Com essas reflexões acerca da letra da música e a mensagem desses autores, podemos dizer que para que haja amor, tem que existir um amor verdadeiro e recíproco. E com duas interpretações, tanto de que o personagem tenha morrido como de que essa história também reflete o fim de um relacionamento e sua decadência, posso dizer que a música carrega em si grande emoção e sensibilidade e transmite isso de forma poética na mensagem, na melodia e nas vozes incríveis dos cantores.
Podemos também fazer aqui uma alusão a Romeu e Julieta, onde um não vive sem o outro. Que os dois se completam e que se um não existe, o outro também já não é capaz de existir, ficando em decadência.
Em se tratando de vida, penso que a existência, o estar vivo, é algo que todos lutamos. Todos queremos estar vivos, sentindo, amando, respirando. Sempre lutando para sobreviver. E a paixão, o amor, a conexão por alguém é também uma forma de vida. E se perdemos esse amor, mesmo na morte ou na separação física, a tendência é de ficarmos em luto, nos sentirmos incompletos, e ficar perdidos na escuridão por um tempo.
E para vocês qual o sentido dessa música de Liv Kristine, Love Decay? Deixem nos comentários a sua opinião! 😊🤘
Referências
Amor Líquido, por Zygumunt Bauman (2004) –
Os Componentes do Amor e a Satisfação, Jose Augusto Evangelho Hernandez (2003) – Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n1/v23n1a09.pdf>
Muito brilhante sua interpretação, trazendo uma outra forma de abordar sobre a questão do amor. Muito boa essa música da Liv Kristine.. parabéns pelo texto!!
Obrigado. Ficamos muito felizes que tenha gostado. Essa é uma música muito boa da Liv Kristine. Aproveite para conferir também aqui no site nossa última entrevista com a Liv Kristine. 🙂 Fique bem 🙂
Excelente analise.