Análise da música You and I – da cantora Tarja
Análise da música You and I, da cantora Tarja
Trabalhando a divulgação do seu último álbum de estúdio, chamado “In The Raw”, a cantora Tarja lançou nessa semana o lyric vídeo oficial para a canção “You and I”.
Sendo uma balada cativante, emocionar com a atuação de Tarja é quase que automático. Portanto, decidimos fazer uma interpretação livre, pessoal e independente, que você confere abaixo.
“You and I”
Um romance possui inúmeras possibilidades de desfechos. Alguns caminham por veredas sinuosas, onde só restam traumas e o desejo do esquecimento. Para outras ocasiões pode-se tirar muitos aprendizados e nos fazer crescer, soando como algo positivo que aconteceu em nossas vidas. E, também, existem aqueles romances imortais, que vivem em nós para sempre.
Já na primeira estrofe somos arrematados por aquele que parece ser um momento crítico em um relacionamento. Ela, apaixonada, coloca para fora sua dor ao mostrar o desejo de salvar um amor que nutre além de quaisquer obstáculos. Um romance ao estilo Romeu e Julieta. Algo impede que eles se amem e, até aqui, não sabemos exatamente do que se trata.
Aprendendo a compreender o sentido das decepções
Prosseguimos para a segunda estrofe e já percebemos o sofrimento que a ausência do outro está causando. Tarja nos transmite a dor de quem perde sua metade. A saudade está maltratando sua alma e tudo o que ela queria era uma oportunidade de consertar as coisas. Ela já mostra os primeiros sinais de sua capacidade em compreender toda essa situação, apesar de dolorosa: “agora eu aprendo como um coração pode doer, quando o dique quebra e o que é preciso.”
O refrão – Amar além dos erros
No refrão surge a declaração de amor mais forte que seu coração pode proclamar. Eis que, ela expõe as deficiências do relacionamento do casal, mas que isso só os mostrou o quão de verdade eles conseguem se amar apesar de todos os obstáculos e defeitos. Que um sofre pela dor do outro.
“você pode sentir a dor escorrer, escorrer como chuva?”, parece uma pergunta interna que mostra sua vontade de saber se seu amor está machucado com o rompimento e se o sofrimento de ambos é semelhante. (Será que só eu estou sentindo essa dor? provavelmente, seria essa a pergunta pela qual ela anseia a resposta).
Um amor findado
A quarta estrofe entregou evidências de um relacionamento findado. Ela se arrependeu das atitudes que teve no passado ao se deparar com as falhas do seu amor. É possível entender uma vontade de voltar atrás e fazer tudo diferente. De perdoar os erros, perdoar as dores causadas. Pois, agora, mais do que nunca, ela sente um grande vazio em sua alma querendo a todo custo recuperar tudo que foi perdido. A dor sentida nesse momento, junto a sensação de vazio, denuncia uma pessoa totalmente vulnerável e melancólica.
Salve-me e fique
Quinta estrofe chega em súplicas. Um pedido de ajuda a sua alma gêmea. (“Salve-me desse lugar em que estou. Me busque e me proteja em sua redoma intocável.” Me parece ser os gritos travados na garganta nesse momento).
“Eu desejo que tudo não possa desaparecer”. Apesar de toda mágoa e tristeza, essa é uma parte que faz parte da vida dessa pessoa que sofre. Mas, ela sabe que o sofrimento, nessa ocasião, existe porque as lembranças boas são inesquecíveis. Quanto maior sua importância, maior o sofrimento e maior o motivo para que tudo continue existindo, ainda que na imaginação.
Amor que pinga, amor que chove
“Onde quer que estejamos pingando, pingamos como chuva.” Tarja encerra a canção com o selamento de uma paixão indestrutível. Eles pingam, ora intensos ora dispersos. Todavia, uma chuva é feita de cada gota, por mais insignificante que seja, e pingar como chuva é decretar um amor cheio de estações, mas que sempre renasce e floresce.
Pois, chuva é uma fonte de vida, mesmo que em tempestades ou pequenas garoas.
Abaixo você confere a letra completa da canção:
You And I
In silence and the darkness speaks again
Of a pain that never ends
But it will cos I’m here still, I forgot
We can be stronger than sin
I used up every doubt to let you in
And this time out of light I see everything
It’s how you make me breathe at night when I’m feeling small
How you break it down when I’m against the wall
Now I learn how a heart can ache
When the levee breaks and what it takes
For you and I
We fall apart to find the truth is our love survives
When every missing part of you makes me wanna cry
For you and I
Can you feel the pain drip, drip down like rain?
To every part of me that can’t let go
In all forgiveness, I forgive it all
And I break if I ache, but then you know me
It’s how you get me calm when the world’s running up my veins
When the pressure is high, driving me insane
Carry me through when I fall again
How you stay the same I let it rain
For you and I
We fall apart to find the truth is our love survives
When every missing part of you makes me wanna cry
For you and I
Can you feel the pain drip, drip down like rain?
When I can see the Moon it’s crystal clear
A wish for everything can’t disappear
And I will cos I’m here still just forgot
You and I
We fall apart to find the truth is our love survives
When every missing part of you makes me wanna cry
For you and I
Can you feel the pain drip, drip down like rain?
Wherever we are drip, drip just like rain
- Innocence Lost lança “Oblivion”, álbum ambicioso e conceitual baseado na “Divina Comédia” - 23/05/2024
- Cover da Semana #29 – Playfonic “Tattoo (Cover) Loreen – Cover by Sasha Sova - 18/03/2024
- Cover da Semana #28 – Playfonic “Still Loving You (Cover) Scorpions – Cover by SYMPHONIKA ON THE ROCK - 04/03/2024